Mas como é uma Xilogravura?É muito "simples",trabalhoso mas simples, trata-se de uma tábua de madeira na qual é entalhado um desenho,sob a gravura já entalhada é espalhada uma tinta e assim como uma espécie de carimbo o desenho é passado pra uma outra superfície, papel ou tecido por exemplo.
Aqui no Brasil a técnica é muito desenvolvida no Nordeste do país e é muito famosa por lá por causa da literatura de Cordel,que é uma espécie de folheto pequenino contendo poemas rimados de versos melódicos que muitas vezes são recitados acompanhados ao som de uma viola que é um meio de conquistar o comprador.
Esses livrinhos tem o nome herdado de Portugal o qual surgiu pois ficam pendurados em cordas expostos em feiras para que os compradores os vejam, na capa deles costuma-se ver imagens feitas a partir da xilografia.O cordel já foi muito importante na cultura brasileira mas hoje está quase extinto, apenas os maiores amantes da arte continuam a produzi-la, mas por ser um costume passado geralmente de pais para filhos, acredito que nunca vá sumir por completo.
Algumas imagens são coloridas, oque surgiu com o aprimoramento da técnica e o estudo e descobrimento de novos materiais, mas eu gosto muito mais das gravuras em preto e branco, elas tem um charme especial.
O mais interessante é que a xilogravura é um trabalho artesanal que exige dedicação e principalmente amor a coisa em si, e hoje em dia tudo que é artesanal tem um grande valor aqui no Brasil principalmente,pois temos uma gama imensa de artesão super talentosos apenas esperando para serem descobertos.
A xilogravura já virou moda também!É possível encontrar muitos acessórios inspirados no estilo,essa é uma das características que e adoro na moda brasileira,procuramos inspiração em coisas tão sublimes e culturais, acho que o encontro entre conhecimento e criatividade são muito perfeitos para o mundo da moda, quando mais você conhece,mais você se inspira e mais você cria.
Muito criativas e é legal olhar pra técnica, ela é diferente e trabalhosa tem todoum lado pessoal por tras de cada gravura, cada imagem leva um pouco do seu criador, desde o entalhe do molda até a fixação no papel, é uma história de amor entre o homem e a arte.
**ouvindo The Beatles http://www.youtube.com/watch?v=wX72p1gcEVM&feature=fvst**
Até mais
Nina
0 comentários:
Postar um comentário